Eleições 2016: Voto de Legenda, quando alguns candidatos são favorecidos?

Resultado de imagem para voto legenda vereador
Hoje vamos tratar de um fato que por muitas vezes passam despercebidos, pelo menos por boa parte dos eleitores e, até mesmo de alguns candidatos, que é o voto na legenda. Antes de entrar no assunto, fizemos uma pesquisa para ver quantas coligações ou partidos vão disputar as 15 cadeiras da Casa Anísio Galvão, confira abaixo, são nove no total:
  • Frente da Renovação - PRB/PSL/PTC
  • Frente Popular por Pesqueira - PRB/PT/PP/PR/PSC/PC do B
  • A Mudança Começa Agora Com a Participação Popular - PHS/PROS
  • PTN
  • PSOL
  • Para Cuidar de Pesqueira - PSDB/PRP
  • Renasce a Esperança - DEM/PT do B
  • A Esperança Para Uma Pesqueira Melhor - PMDB/PPL/PDT/PEN/PSD
  • Transforma Pesqueira Com a Participação Popular - PTB/PPS
Então dessas coligações ou partidos que não se coligaram, no caso o PTN e o PSOL, vão sair os quinze vereadores que vão assumir o mandato entre 2017 e 2020, diferenciei com cores para saber ao qual coligação majoritária pertence, cada um com a cor que o candidato está usando em sua campanha, com exceção do PSOL (por nossa página ser vermelha) e o PTN, que não está ligado a nenhuma majoritária depois da desistência de Gláuria Simões.
Agora vamos entrar no assunto principal, na eleição de 2012, um número chamou atenção, foi exatamente o número de votos de legenda, 2.741 votos totalizados, mas o que é o voto de legenda? É quando o eleitor não vota num candidato a vereador específico, mas vota no partido, fazendo com que este voto seja somado na coligação ou no partido, caso este não esteja coligado. O fato é que dificilmente encontramos eleitores que dizem que vão votar no partido, o que nos deixa a sensação que estes votos ocorrem por um erro do eleitor, vamos tentar explicar este aparente erro: Nesta eleição vamos votar duas vezes, primeiro para vereador, 5 números e depois para prefeito, apenas 2 números. Acontece que o eleitor talvez por algum motivo, possa entender que está votando no prefeito primeiro e digita apenas 2 números ao invés de 5, seu voto não será anulado, como é o caso de um número inexistente, na realidade, ele está votando, talvez sem querer, ou sem saber no partido ou coligação, pois pode ser que nem seria para este grupo ou partido que este eleitor teria a intensão de está votando. 
Aonde alguém pode está tirando vantagem? Acontece que o vereador do partido que está disputando a majoritária pode está sendo beneficiado por isso, só para exemplificar, que na última eleição municipal, as coligações do PRB, PRP e PSB fizeram dois ou três vereadores na última eleição, portanto, podemos dizer que este ano, as coligações que tiver o PRP, PSB, PROS e o PSOL podem se aproveitar deste fato, que não tem dados oficiais, mas que podem serem beneficiadas por este fato, até mesmo, alguns candidatos sabem disso que procuram tal coligação.
Estamos até mesmo  fazendo esta matéria para que todos tenha ciência do assunto e tentem instruir os eleitores que o primeiro voto é para vereador e digitar os 5 números, salvo se a intensão for mesmo do eleitor votar na legenda. 
O que ficou estranho foi quase 3 mil votos de legenda, onde culturalmente o eleitor não vota no partido, fazendo com que possa interferir num candidato que possa ou não assumir uma cadeira na Casa Anísio Galvão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas